Números Quânticos: principal, secundário, magnético e de spin
A distribuição eletrônica em orbitais descreve como os elétrons são organizados nos diferentes níveis e subníveis de energia em torno do núcleo de um átomo.
Átomos paramagnéticos e diamagnéticos
Paramagnetismo e diamagnetismo são fenômenos relacionados à resposta magnética de materiais à presença de um campo magnético externo.
O que são elétrons desemparelhados?
Elétrons desemparelhados são elétrons que ocupam orbitais diferentes, no mesmo subnível, cada um com seu próprio spin.
Michael Faraday
Michael Faraday, nascido em 22 de setembro de 1791 e amplamente conhecido por suas contribuições nos campos da eletricidade e do magnetismo.
Modelo atômico de Rutherford
Assim, o modelo de Rutherford sugere que a matéria é constituída por partículas menores e o átomo não é uma esfera maciça e contínua, mas sim composto por regiões distintas com diferentes propriedades.
Modelo atômico de Thomson
A análise e experimentação realizadas por J.J. Thomson com os raios catódicos forneceram evidências de que os raios catódicos eram compostos por partículas carregadas negativamente, que mais tarde foram chamadas de elétrons.
Modelo atômico de Dalton
A teoria atômica de Dalton explica que os átomos são indivisíveis e mantêm as suas massas e tamanhos constantes.
Interação íon-dipolo
Interação íon-dipolo é um tipo de força intermolecular que ocorre entre um íon carregado e uma molécula polar.
Ligações de hidrogênio
Ligações de hidrogênio, são tipos especiais de ligações intermoleculares que ocorrem entre uma molécula polar contendo um átomo de hidrogênio ligado a um átomo eletronegativo (como oxigênio, nitrogênio ou flúor).